quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Porquê Economia da Salvação?


A palavra Economia vem da junçao de duas palavras gregas: oikos (que significa casa) e nomia (que significa lei). Economia, literalmente, quer dizer a Lei da Casa, como se gere, se cuida e se leva avante uma casa, um património, etc.

A expressão Economia da Salvação parece-nos hoje estranha, é verdade. No entanto, é uma expressão que a mim pessoalmente me diz muito, pelo seu significado. Esta expressão foi usada em toda a história da Igreja, sobretudo a partir de um teólogo do séc. III, Ireneu de Lion, para falar de toda a história de Salvação que Deus escreveu e construiu com a Humanidade. A Economia da Salvação é o Projecto de Amor que o nosso Deus sonhou e construiu, sonha e constrói com a Humanidade que é a sua casa!

Todo o Universo encontra a sua origem no Amor Criador e Fecundo de Deus, Família de Amor. No Universo, neste pequeno canto que é a Terra, surge uma nova Aventura: o Homem, ser pessoal e relacional, criado e sonhado à imagem e semelhança de Deus. É bonito compreendermo-nos como um Projecto de Amor que Deus nos sonha, como chamados a nascer e a ser à sua imagem: pessoas em comunhão de amor, únicas e originais, livres e felizes! Deus é Pessoas: três Pessoas Divinas em Comunhão plena de Amor, Pai, Filho e Espírito Santo. Também a Humanidade é uma comunhão de pessoas em crescimento, em construção… a caminho.

A Economia da Salvação é este Caminho que Deus percorre com a Humanidade à medida que esta vai amadurecendo e crescendo na sua história. O Espírito Santo de Deus vai-lhe convidando e inspirando a viver em Aliança, e todo o caminho do povo Israel é essa consciência e revelação progressiva de que Deus quer fazer uma Aliança com o Homem. Abraão, Isaac, David, os Profetas… E nem o pecado, que é a recusa a viver em Aliança e comunhao com Deus e com os irmãos, faz com que Deus desista…

“Quando chegou a Plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho…” diz o Apóstolo Paulo na carta aos Gálatas. Com o Sim de Jesus de Nazaré, o Ungido pelo Espírito, que “passou fazendo o bem, curando e libertando, porque Deus estava com ele” (Act 10, 38) Deus-Pai dá o pleno Sim: e na Ressurreição de Jesus inaugura-se plenamente a Aliança entre Deus e o Homem, Aliança de Salvação, Aliança de Ressurreição e Comunhão eterna e plena no seio do Pai… “Eis a morada de Deus entre os homens: habitará com eles, eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles…” (Apc 21, 3).

“O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos também a vós…” (1Jo 1, 3). A Economia da Salvação é este caminho de Aliança que Deus continua a construir, hoje, com a Humanidade e com cada um de nós, Aliança que nos conduz sempre a Jesus. É a revelação e a descoberta do seu Rosto e do seu Projecto, que é sempre um caminho, uma história… Hoje continua esta Economia da Salvação que Deus escreve connosco e que abraça toda a história da Humanidade!

Pronto, já chega… é que nao é fácil ser breve quando se trata do que de mais importante e essencial tem a nossa fé, o que Deus quer construir connosco… Por isso partilho um pouco do meu caminho de procura e descoberta desta Economia, deste Amor de Deus que me vai fazendo crescer, caminhar, nascer…

Um grande abraço


P.S.: Aqui entre nós, um dos motivos pelos quais esta expressao é para mim forte, é porque um dia, antes de entrar nestes caminhos do Evangelho, já estudava economia... a dos euros, claro!

7 comentários:

Rui Santiago cssr disse...

Sou o primeiro a comentar!!!

Já que é um blog de "economia", será que o facto de ser o primeiro me dá direito a descontos ou acumulação de pontos em futuras campanhas promocionais?

Bem, talvez não...

Como sabes, MANO, vou estando por aqui...

SHALOM

Marco Alves disse...

Querido amigo!

Pela certeza de podermos caminhar contigo na construção da nossa Economia de olhos bem postos nessa História, que de um jeito particular partilhas connosco.

É um Pirvilégio enorme poder crescer contigo na Sabedoria prática da Esperança, só possivel através das experiências de relação intima que fazemos com mediações das suas Minucias como Tu.

E assim Deus continua a realizar o seu Projecto de Economia da Salvação...

Sejas bem-vindo de volta...
Espermos ansiosamente o re-encontro e a possibilidade de voltarmos a trabalhar juntos...

Beijos Fraternos!

Rita e Marco JR

David disse...

E é essa Lei da Casa que todos procuramos seguir na vida de cada um, sorrindo, partilhando, Vivendo !

Parabéns, em nome do grupo de jovens de s. João da Madeira, pela tua caminhada! Sabemos que chegaste cheio de vontade de libertar tudo o que emerge do teu coração, cheio de vontade de ser bomba da evangelização!

"Estamos Unidos"
O Grupo JRSJM

Sete & Soraia disse...

olaaaaa!

bom começo..^^..espero que continues..(:

" A Economia da Salvação é este caminho de Aliança que Deus continua a construir, hoje, com a Humanidade e com cada um de nós, Aliança que nos conduz sempre a Jesus. "

este caminho que sem parar constroi ate nós...ja temos caminho um Ele agora falta mesmo andar
(ficamos moles, antes s n tinhamos caminho nao iamos a lado nenhum agora com caminho tb não mas agora e bem mais embaraçoso)

beijos!

Rui Vasconcelos disse...

Muito obrigado pelas vossas partilhas, amigos! Faremos juntos, em Comunidade, este Caminho na Palavra e no Espirito.
E o Caminho é uma Pessoa a quem amamos muito, uma Pessoa que se quer tornar a nossa Verdade e Vida, pouco a pouco...

Grande abraço

Elsa Sequeira disse...

Vim ver, a conselho do Rui Santiago...e adorei!!!
Sê Bem-Vindoooo!!!
:)

Anónimo disse...

Bem vindo, blogueiro!!

eheh

PS: Tas feito, não te livras, como o outro, de levares com uns comments inuteis