quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Porquê Economia da Salvação?


A palavra Economia vem da junçao de duas palavras gregas: oikos (que significa casa) e nomia (que significa lei). Economia, literalmente, quer dizer a Lei da Casa, como se gere, se cuida e se leva avante uma casa, um património, etc.

A expressão Economia da Salvação parece-nos hoje estranha, é verdade. No entanto, é uma expressão que a mim pessoalmente me diz muito, pelo seu significado. Esta expressão foi usada em toda a história da Igreja, sobretudo a partir de um teólogo do séc. III, Ireneu de Lion, para falar de toda a história de Salvação que Deus escreveu e construiu com a Humanidade. A Economia da Salvação é o Projecto de Amor que o nosso Deus sonhou e construiu, sonha e constrói com a Humanidade que é a sua casa!

Todo o Universo encontra a sua origem no Amor Criador e Fecundo de Deus, Família de Amor. No Universo, neste pequeno canto que é a Terra, surge uma nova Aventura: o Homem, ser pessoal e relacional, criado e sonhado à imagem e semelhança de Deus. É bonito compreendermo-nos como um Projecto de Amor que Deus nos sonha, como chamados a nascer e a ser à sua imagem: pessoas em comunhão de amor, únicas e originais, livres e felizes! Deus é Pessoas: três Pessoas Divinas em Comunhão plena de Amor, Pai, Filho e Espírito Santo. Também a Humanidade é uma comunhão de pessoas em crescimento, em construção… a caminho.

A Economia da Salvação é este Caminho que Deus percorre com a Humanidade à medida que esta vai amadurecendo e crescendo na sua história. O Espírito Santo de Deus vai-lhe convidando e inspirando a viver em Aliança, e todo o caminho do povo Israel é essa consciência e revelação progressiva de que Deus quer fazer uma Aliança com o Homem. Abraão, Isaac, David, os Profetas… E nem o pecado, que é a recusa a viver em Aliança e comunhao com Deus e com os irmãos, faz com que Deus desista…

“Quando chegou a Plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho…” diz o Apóstolo Paulo na carta aos Gálatas. Com o Sim de Jesus de Nazaré, o Ungido pelo Espírito, que “passou fazendo o bem, curando e libertando, porque Deus estava com ele” (Act 10, 38) Deus-Pai dá o pleno Sim: e na Ressurreição de Jesus inaugura-se plenamente a Aliança entre Deus e o Homem, Aliança de Salvação, Aliança de Ressurreição e Comunhão eterna e plena no seio do Pai… “Eis a morada de Deus entre os homens: habitará com eles, eles serão o seu povo e o próprio Deus estará com eles…” (Apc 21, 3).

“O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos também a vós…” (1Jo 1, 3). A Economia da Salvação é este caminho de Aliança que Deus continua a construir, hoje, com a Humanidade e com cada um de nós, Aliança que nos conduz sempre a Jesus. É a revelação e a descoberta do seu Rosto e do seu Projecto, que é sempre um caminho, uma história… Hoje continua esta Economia da Salvação que Deus escreve connosco e que abraça toda a história da Humanidade!

Pronto, já chega… é que nao é fácil ser breve quando se trata do que de mais importante e essencial tem a nossa fé, o que Deus quer construir connosco… Por isso partilho um pouco do meu caminho de procura e descoberta desta Economia, deste Amor de Deus que me vai fazendo crescer, caminhar, nascer…

Um grande abraço


P.S.: Aqui entre nós, um dos motivos pelos quais esta expressao é para mim forte, é porque um dia, antes de entrar nestes caminhos do Evangelho, já estudava economia... a dos euros, claro!

7 comentários:

Rui Santiago cssr disse...

Sou o primeiro a comentar!!!

Já que é um blog de "economia", será que o facto de ser o primeiro me dá direito a descontos ou acumulação de pontos em futuras campanhas promocionais?

Bem, talvez não...

Como sabes, MANO, vou estando por aqui...

SHALOM

Rita e Marco JR disse...

Querido amigo!

Pela certeza de podermos caminhar contigo na construção da nossa Economia de olhos bem postos nessa História, que de um jeito particular partilhas connosco.

É um Pirvilégio enorme poder crescer contigo na Sabedoria prática da Esperança, só possivel através das experiências de relação intima que fazemos com mediações das suas Minucias como Tu.

E assim Deus continua a realizar o seu Projecto de Economia da Salvação...

Sejas bem-vindo de volta...
Espermos ansiosamente o re-encontro e a possibilidade de voltarmos a trabalhar juntos...

Beijos Fraternos!

Rita e Marco JR

David disse...

E é essa Lei da Casa que todos procuramos seguir na vida de cada um, sorrindo, partilhando, Vivendo !

Parabéns, em nome do grupo de jovens de s. João da Madeira, pela tua caminhada! Sabemos que chegaste cheio de vontade de libertar tudo o que emerge do teu coração, cheio de vontade de ser bomba da evangelização!

"Estamos Unidos"
O Grupo JRSJM

Sete & Soraia disse...

olaaaaa!

bom começo..^^..espero que continues..(:

" A Economia da Salvação é este caminho de Aliança que Deus continua a construir, hoje, com a Humanidade e com cada um de nós, Aliança que nos conduz sempre a Jesus. "

este caminho que sem parar constroi ate nós...ja temos caminho um Ele agora falta mesmo andar
(ficamos moles, antes s n tinhamos caminho nao iamos a lado nenhum agora com caminho tb não mas agora e bem mais embaraçoso)

beijos!

Rui Pedro Vasconcelos disse...

Muito obrigado pelas vossas partilhas, amigos! Faremos juntos, em Comunidade, este Caminho na Palavra e no Espirito.
E o Caminho é uma Pessoa a quem amamos muito, uma Pessoa que se quer tornar a nossa Verdade e Vida, pouco a pouco...

Grande abraço

elsa nyny disse...

Vim ver, a conselho do Rui Santiago...e adorei!!!
Sê Bem-Vindoooo!!!
:)

Vasco disse...

Bem vindo, blogueiro!!

eheh

PS: Tas feito, não te livras, como o outro, de levares com uns comments inuteis