terça-feira, 13 de novembro de 2007

a lógica da Fé, a lógica da Graça, não a do moralismo!


E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida. É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho (…) Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. (1Jo 4, 10.19)

Costumamos ler a Biblia numa lógica moralista, ou seja, pensamos que a Biblia diz-nos como nos havemos de comportar e como havemos de agradar a Deus, e como havemos de chegar ao céu. Talvez possamos cair no erro de ver o cristianismo como um modo de viver, uma ética, um caminho de bons comportamentos e de aperfeiçoamento pessoal. Assim, Jesus é um mestre que nos vem ensinar como sermos bons e amarmos os irmãos. É pouco. Estamos deste modo a esgotar a riqueza e o valor da Revelação.

A Biblia é um conjunto de testemunhos da história que Deus constroi com a Humanidade. A Bíblia partilha uma Boa Noticia: é Deus quem vem ao encontro do Homem. É Deus quem toma a iniciativa. É Deus quem age. Não somos nós. Para compreendermos o mistério do Reino de Deus, do Rosto de Deus, e da História que Deus quer construir connosco, temos de assumir como fundamental isto: na história de Deus connosco, é Deus quem toma a iniciativa da relação, da revelação, da Aliança.

A lógica biblica, e a lógica em que devemos entrar para compreender o Evangelho do Reino, é a deste Amor Pessoal de Deus. Deus não é um objecto, como que uma essencia estática, algo de muito longe e afastado: Deus é Pessoas, Pessoas no Amor, Pessoas que sabem o que é Amar, e por isso sabem que Amar é aproximar-se, é tomar a iniciativa, é agir, é oferecer-se, é tornar-se Dom, Graça. A grande Boa-Nova de Jesus surge então na linha desta experiência bíblica: é Deus quem vem ao nosso encontro, vem como proposta de Amor, como iniciativa de Amor, que entra na nossa história, no nosso mundo fechado, no quotidiano da nossa vida. Antes que nos preocupemos com o que fazer, como viver, como ser boas pessoas, devemos preocupar-nos em acolher, em receber e escutar este nosso Deus que quer ser Palavra e Graça na nossa vida!
um grande abraço

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por me apresentares um rosto pessoal de Deus.
Obrigado por me teres lembrado que Jesus é a manifestação máxima de Deus na história.