sexta-feira, 23 de novembro de 2007

no Espírito que tudo conduz...


Na nossa caminhada de Fé com Jesus Ressuscitado, na Palavra e na Vida Teologal, vamos passando por fases importantes, em que fazemos a experiencia de descobertas novas, de alegrias de sentido, de novidades bonitas. Isto no meio, claro está, de momentos menos bons, de cansanço ou de desorientação. Estou a viver uma destas fases, e partilho-o convosco. Estou a ter o privilégio de descobrir melhor o Rosto maravilhoso do Espírito Santo, através de muitas mediações que vou encontrando.

É incrivel como o mistério de Cristo, de Deus, da Salvação, do Perdão, tudo ganha o seu verdadeiro sentido quando o lemos à luz da acção do Espírito Santo. Infelizmente, não estamos habituados a faze-lo, e é simples porquê: sendo uma Pessoa Divina, com um jeito próprio de ser e amar, o seu jeito é muito especial – o de fazer acontecer o Amor, o de alimentar e dinamizar a comunhão pessoal, o de ser o útero, a temperatura na qual emerge a pessoa.
Assim, o seu jeito de amar é de conduzir para o outro, fazer sair de si próprio, estar no seio do próprio Amor; por isso, na Biblia encontramos tantas imagens para falar desta Pessoa, sem que nenhuma a esgote. “O vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito” (Jo 3, 8).

O Espírito Santo é o próprio Amor de Deus, a “alma” da Comunhão eterna e plena do Pai e do Filho. Se dizemos, e para nós é importante dizer-lo, que Deus é Amor (1Jo 4, 8), então falamos de um Amor dinamico, animado pelo Espírito, que é o próprio Espírito. Se na nossa vida reconhecemos a importante, a grandeza e beleza do Amor nas nossas experiencias, estamos a reconhecer a presença do Espírito Santo que é o nosso Mestre na arte da aventura humana. Se, como cristãos e discípulos de Jesus, temos presente a dinamica de vida teologal alimentada pela Palavra e pela Comunidade, vemos que no seio destas experiencias está o Espírito. O mesmo Espírito que foi a vida de Jesus, o Cristo ou Ungido pelo Espírito de Deus.

Confuso? Tentarei explicitar melhor o que quero dizer com isto. O belo é que estamos no essencial da Fé cristã, e tudo tem uma nova luz, a luz desta Pessoa tão especial, tão presente e tão silenciosa…

Um grande abraço

1 comentário:

Anónimo disse...

Aleluia!
Quem se apaixona pela missão salvadora do Espírito Santo está a edificar sobre a rocha firme.
O teu post é o testemunho magnífico de quem encontrou o coração do mistério de Deus.
Obrigado por no-lo anunciares!