quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Descanso...


Já ouvi dizer que o Homem define-se pelo seu Trabalho: ser activo, actuar sobre a Natureza, a Tecnica, a Arte, o Conhecimento, criar, inventar... O Homem será imagem e semelhança de Deus na medida em que cria, e que representa a Deus como Senhor da Criação, para a guiar e conduzir... Na Biblia, o verbo Bara' significa criar, e só tem a Deus por sujeito; quando o Homem apenas faz.
Mas também já ouvi dizer que o Homem é imagem e semelhança de Deus quando descansa... Ou seja, quando chega ao 7º dia, ao dia da Plenitude porque dia de Deus, onde Deus descansa...
E certamente que o autor do Génesis não quer dizer que Deus se cansa!
Então, parece que é possível descansar, não porque estamos cansados ou não temos nada para fazer, mas se calhar é porque só assim é que podemos criar... Se calhar, só na gratuidade e no prazer do descanso descobrimos o segredo da Criação, que é o Amor... Se calhar, é no descanso do Amor, do encontro com aqueles de quem gostamos, no parar para rever o nosso caminho, no respirar a gratidão e a confiança... Se calhar, é aí que nos tornamos imagem de Deus...
E então, toda a técnica, todo o trabalho estariam em função deste Descanso...
Partilho isto connvosco porque - invejem-me - estou a ter dias de puro descanso! Descanso para dormir e curtir, certamente, mas também descanso para viver, para respirar, para assentar e fortalecer aquela mística que - dizem-me pessoas que merecem o meu respeito - qualquer discípulo de Jesus tem de ter... Se me conhecessem de há uns anos, veriam que isto é uma revolução na minha cabeça quadrada!
A Arte que preciso ainda de aprender é que, afinal, o Tempo - assim dizem também pessoas que merecem o meu respeito - é relativo. E então, este Descanso do 7º dia, afinal, não acontece só nas férias do trabalho ou nas horas livres, mas é se calhar um modo de viver... No qual as coisas que fazemos - ou criamos, porque falamos da arte de ser Pessoa - tornam-se muito mais fecundas e ricas!
Espírito Santo, Mestre da Arte de Viver e Amar, na qual entra este Descanso, ensina-me a aprender as pautas desta música...
Um grande abraço e bom Descanso!

1 comentário:

Anónimo disse...

Palavras sábias!!

Estás a crescer muito bem rapaz..

Grande Abraço!!!