domingo, 19 de outubro de 2008

É o que Baptiza com o Espírito...

No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.’
Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer o Espírito e permanecer sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo’. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»
(Jo 1, 29-34)

Belo este texto de João; escrito numa comunidade amadurecida na fé, bastante tempo depois da Experiencia Pascal (cerca de 50-60 anos depois), apresenta uma leitura muito profunda da missão de Jesus como Enviado de Deus.
Joga com os símbolos; de facto, João baptiza no Jordão (1,28), onde o Povo de Israel entrou na Terra Prometida na Passagem do Egipto. Quando os fariseus perguntam a João sobre a sua missão, ele cita o profeta Isaias (1,23) no regresso do Povo do exílio da Babilónia para a Palestina. Está a começar o Evangelho, a Boa-Noticia precisamente com isto: eis que finalmente se cumpre a Aliança prometida e esperada, o Povo entra finalmente na Terra Prometida!
Em Jesus de Nazaré Deus realiza finalmente
A sua Promessa ao Povo: a Páscoa, a Passagem
Para a Terra Prometida, a Nova Humanidade
Numa plena e eterna Aliança, Comunhão com Deus…

Jesus é o Cordeiro de Deus, o Filho… Porque nele permanece o Espírito Santo, e aqui está a grande proclamação do nosso texto, e de todo o Evangelho. O Espírito Santo, Espírito de Deus, que desce dos céus, desce já não para consagrar para uma missão apenas, como Moisés e os 70 anciãos que o ajudarão a introduzir o povo na palestina (Nm 11, 25), ou os Juizes… Não, agora o Espírito Permanece… Já não mais sai.
Porque Ressuscitou pelo poder do Espírito (Rom 1,4). A sua Vida torna-se Universal.
Por isso Jesus, o Ungido, pode baptizar, pode mergulhar a Humanidade neste Espírito que é Santo, que tira o pecado do mundo, que o liberta, que o santifica na força do Perdão e do Amor… É o Ungido que no Espírito nos leva a renascer como filhos de Deus. Por isso ele é o Cordeiro, o animal por excelência para Israel da Aliança, que comiam todos os anos na Páscoa… Sim, ele é o Cordeiro, a nossa Aliança com Deus, ou a Aliança de Deus connosco, no seu Espírito. Por isso ele é a nossa Páscoa, como diz Paulo (1Cor 5,7), a nossa Passagem, a nossa entrada nesta Comunhão que abraça todo o mundo…
Em Jesus, o Ungido, o Consagrado,
O Espírito de Deus, o Espírito de Comunhão e Amor
Mergulha e abraça toda a Humanidade, todo o mundo
Assumindo-o numa Comunhão Eterna, numa Páscoa definitiva…
O teu Espírito, o Espírito Santo,
Força, poder, Amor do Pai,
Que derramas sobre toda a Humanidade nesta Páscoa
Da Nova Aliança…

O teu Espírito, Mestre,
Que em nós conduz à Vida Eterna, à Vida de Deus,
Porque é o próprio Amor de Deus
Derramado no nosso coração…
O teu Espírito, Mestre, no qual nos baptizas,
Nos mergulhas com o Poder da tua Ressurreição…

Uma Comunhão, um Baptismo, Mestre, Senhor,
Que são já irreversível, sem reverso, sem retorno,
Como a certeza e solidez da tua Ressurreição,
Verdadeira Rocha, Pedra Angular que já não pode cair…
Chegou a Plenitude dos Tempos, tão esperada, tão ansiada…
Por ti, em ti…

Procuro-te, hoje, Mestre, percorro com as mãos as páginas
Do teu Evangelho,
E descubro a certeza deste Baptismo…
Na minha vida. Sim, a minha vida, baptizada por ti,
Tu que estás comigo, ao meu lado, com as vestes baptismais,
E me baptizas no Espírito da Vida, no Espírito do Pai…
E descubro, contigo Jesus de Nazaré,
Que a minha vida, como a de todos os meus irmãos,
Já pertencem a esta Páscoa de Plenitude…
Boa semana!

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por este texto com sabor a fé e a amor à causa de Jesus Cristo.
Calmeiro Matas