quarta-feira, 20 de maio de 2009

Emaús... (II)


«Jesus disse-lhes, então: «Ó homens sem inteligência e lentos de espírito para crer em tudo quanto os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na sua glória?» E, começando por Moisés e seguindo por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, tudo o que lhe dizia respeito»...
(Lc 24, 25-27)

Um Projecto… Somos uns privilegiados, pertencemos a um Povo com quem Deus faz uma História, a quem Deus elegeu, a quem Deus nos libertou… Já nos dizia Moisés: «Que grande nação haverá que tenha um deus tão próximo de si como está próximo de nós o Senhor, nosso Deus, sempre que o invocamos?» (Deut 4,7)…

Deus prometeu-nos, nós esperamos… Se o nosso Deus caminha connosco, então o futuro será seu; se o nosso Deus caminha connosco, então caminhamos para uma Terra Prometida… Se o nosso Deus caminha connosco, então o seu Ungido inaugurará um Reino de paz, prosperidade e justiça… Quando o seu Ungido chegar, a Jerusalém…

Mas pode o seu Ungido ser rejeitado pelos seus, pelo seu povo, e morrer numa cruz de pagãos? Mas pode o seu Ungido, afinal, morrer fracassado com o seu Projecto? Será que há um Sentido?...
Já o profeta Isaías nos falava de uma maneira diferente… de um Servo… um Servo fiel, justo, vindo de Deus, um Servo de Paz… «Eis o meu servo, que Eu amparo, o meu eleito, que Eu preferi. Fiz repousar sobre ele o meu espírito, para que leve às nações a verdadeira justiça. Ele não gritará, não levantará a voz, não clamará nas ruas. Não quebrará a cana rachada, não apagará a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a fidelidade a verdadeira justiça» (Is 42,1)… Faz Sentido?

E vamos descobrindo que, afinal, Deus está a fazer uma História connosco… Vamos descobrindo que esteve sempre presente na história do nosso Povo, que escutou as nossas orações e gritos de socorro, que iniciou connosco marchas de libertação, que prometeu uma Aliança renovada, onde todo o seu Povo, toda a sua Criação seria segundo a sua Vontade, a sua Paz, o seu Amor… Uma Nova Aliança, onde o seu mais belo íntimo, o seu Espírito, seria derramado sobre todo o seu Povo (Jer 31,33)… Sim, Deus prometeu-nos, e seria através do seu Ungido, um Rei seu Eleito, seu protegido, seu amado, como um filho, que nos seria dado (Is 9,5)…

E nós vimos o seu Ungido, o seu Rei, que nos chegou montado no jumento da Paz e da Consolação (Zac 9,9)…

Deus é fiel, Deus está a escrever uma História connosco, um Projecto, um Projecto Bom, de Salvação, de Plenitude… Deus é fiel… Será que chegou o Tempo? Será que se inaugurou? Será que faz Sentido?
...

1 comentário:

calmeiro matias disse...

Obriga Rui Pedro
Esta tua reflexão´dá-nos novas razões para a amar e aprofundar a NOSSA FÉ.
Na verdade, quando aprofundamos os fundamentos da nossa fé descobrimos que somos privilegiados.
Um abraço
Calmeiro Matias