terça-feira, 4 de maio de 2010

Albino Luciani

Viva! Nestes dias em que muito se fala da visita do Papa a Portugal (e não sei se a publicidade tem sido mais do interesse político que religioso), partilho-vos apenas uma pequena curiosidade que descobri. É o vídeo da última audiencia do papa João Paulo I (Albino Luciani), cujo ministério foi apenas de 33 dias, anterior ao papa João Paulo II. Na última audiência, dois dias antes de morrer, teve este diálogo com Daniele Bravo. Deixo-vos a tradução a seguir. Um abraço!

Em que classe estás?

-5ª elementar (o último do 1º ciclo)

Bem, então escuta bem: tu queres estar sempre na 5ª elementar? Ou queres passar para outro ano?

-Para mim é igual. Mas eu gostaria de estar na 5ª elementar, porque quando for para a 1ª média (correspondente ao nosso 5º ano), deixo a minha professora.

Então, estás sempre na 5º, ou queres ir para a 1º média?

-Quero estar sempre na 5ª!

Então, este menino é diferente do Papa, porque quando eu estava na 4ª costumava dizer “Oh! Se estivesse na 5ª!” E quando estava na 5ª, costumava dizer: “Quem sabe se passo para a 1ª, se me promovem?” Compreendes? Como te chamas?

Daniele

Vê, Daniele, o Senhor colocou dentro de nós um forte desejo de progredir, de avançar. Quem está na 1ª, espera para ir para a 2ª, quem está na 2ª diz “Mas irei para a 3ª!” Mas também com os adultos, sabes? Eu conheci um capitão que dizia “Mas quando me farão tenente-coronel?” Ele também queria avançar. Todos querem avançar. O Senhor deu-nos este forte desejo de progredir. Vê: Começamos por viver em cavernas, depois em cabanas, e depois construímos casas, palácios, e agora arranha-céus. Sempre avançando. Primeiro andávamos a pé, depois em cavalos, camelos, carroças, comboios, e agora aviões. Sempre avançar. Esta é a lei do progresso. Mas não apenas o progresso em viajar, eu disse antes - não sei se estiveste atento – que o Amor de Deus é como que uma viagem. Também aqui é necessário avançar. Senhor, faz que te ame sempre mais e mais. Nunca parar. O Senhor disse a todos os cristãos: “Vós sois a Luz do Mundo” “Vós sois o Sal da terra” “Sede perfeitos como o meu Pai do Céu é perfeito”. Assim, nunca parar. Avançar, com o auxilio de Deus, no amor de Deus. De acordo?

Ok, deixo-te ir. Viram como ele me ajudou?

1 comentário:

Sol da manhã disse...

:) Conjuga-nos no presente. Abre-nos ao futuro...