segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Isaías: Deus é o que Permanence Fiél


Então disse: «Ai de mim, estou perdido, porque sou um homem de lábios impuros, que habita no meio de um povo de lábios impuros, e vi com os meus olhos o Rei, o Senhor do Universo!» Um dos serafins voou na minha direcção; trazia na mão uma brasa viva que tinha tomado do altar com uma tenaz. Tocou na minha boca e disse: «Repara bem, isto tocou os teus lábios, foi afastada a tua culpa e apagado o teu pecado!» Então, ouvi a voz do Senhor que dizia: «Quem enviarei? Quem será o nosso mensageiro?» Então eu disse: «Eis-me aqui, envia-me.»(Is 6, 5-8)

A vocação profética surge na Bíblia como uma chamada de Deus ao seu Povo a que viva segundo a Aliança que selaram no Sinai. Essa chamada acontece por homens e mulheres que se tornam, pela sua intimidade com Deus, voz da sua Palavra ao Povo a que pertencem e que tanto amam.

Com Isaías descobrimos que, se Deus entra na vida de uma pessoa de um modo especialmente apaixonante, e com ela forma uma Aliança que se torna missão, não é para a separar do seu povo, do seu contento, mas precisamente para a enviar lá. A Aliança que o profeta vive insere-se no contexto da Aliança de Deus com o seu Povo, que ele se esforça por anunciar e denunciar! O profeta está profundamente unido ao seu povo, e por isso sente-se um deles diante de Deus: pecador, pequeno, fraco. Mas descobre-o como uma fonte de alegria, porque o descobre na experiência da Santidade, da Beleza e do Amor de Deus, Amor que não se fecha na sua “pureza”, mas se une ao destino do Homem em Aliança, e permanece fiel. Um dos títulos de Deus na Bíblia é precisamente esse: Aquele que permanece fiel. É a Rocha Firme. Como diz Paulo, Se formos infiéis, Ele permanecerá fiél, pois nao pode negar-se a si mesmo (2Tim 2, 13)

Esta experiência leva a profeta a ter uma visão dura e forte quanto aos caminhos que o povo percorre, muito longe da Aliança, mas leva-o a ser sempre anunciador de uma Boa-Nova, de uma Alegria, porque Deus é fiel e está com o seu Povo em Aliança, Aliança de Vida Nova.

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu: enviou-me para levar a Boa-Nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros; para proclamar um ano da Graça do Senhor. (Is 61, 1-2; Lc 4, 18-19)

Pai Santo, descobrir o teu Amor e o teu Perdão
é a maior surpresa e o maior choque.
Descobrimos que afinal, somos tuas criaturas,
pequenas e limitadas, e nos amas assim e queres-nos assim,
pois somos pessoas em construçao.

Por isso ajuda-me, Pai, a ser sempre
um missionário da tua Alegria e da tua Fidelidade,
a ser mediação, para os meus irmãos,
da Boa-Nova da tua Aliança,
pois tu nao condenas o teu Povo, os teus filhos queridos,
mas estás com eles, sempre. Porque és a Rocha Firme.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por me ensinares que ainda é possível dar-se à evangelização e ser uma pessoa realizada.