terça-feira, 4 de setembro de 2007

Jeremias: a Aliança é uma vida na Verdade


A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: «Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta das nações.» E eu respondi: «Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, pois ainda sou um jovem.» Mas o Senhor replicou-me: «Não digas: 'Sou um jovem'. Pois irás aonde Eu te enviar e dirás tudo o que Eu te mandar. Não terás medo diante deles pois Eu estou contigo para te livrar» - oráculo do Senhor. (Jer 1, 4-8)

Jeremias é dos profetas com palavras mais violentas, que vivem em tempos mais violentos para o povo de Israel, e com uma história muito violenta. Estávamos numa altura de grande crise para Israel, com a ameaça da invasão da Babilónia. O grande confronto de Jeremias foi com os chamados “falsos profetas”: profetas ligados à corte do rei e por ele mantidos, que só tinham boas palavras de confirmação e conforto das politicas do rei.

Jeremias vive como profeta a missão da Verdade e do Amor pelo seu povo. Sabe e proclama que as politicas por onde o povo caminha leva-lo-ao à perdição, e não está preocupado, como os falsos profetas, em dizer o que os outros querem ouvir, mas em proclamar o que Deus quer dizer ao povo!

Esta Verdade do profeta custa-lhe o isolamento e a perseguição. Jeremias é também o profeta das discussões com Deus. Na Verdade que o animava e impelia, sabe que não se pode calar, nem sequer diante de Deus. Por isso Jesus disse: “O Reino de Deus é dos violentos” (Mt 11, 12). Dos violentos que recusam todas as facilidades e mediocridades em nome da Verdade. O grito de Jeremias, “tu seduziste-me” é na verdade um grito de revolta: “Tu enganaste-me”…

Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir! Tu me dominaste e venceste. Sou objecto de contínua irrisão, e todos escarnecem de mim. Todas as vezes que falo é para proclamar: «Violência! Opressão!» A palavra do Senhor tornou-se para mim motivo de insultos e escárnios, dia após dia. A mim mesmo dizia: «Não pensarei nele mais! Não falarei mais em seu nome!» Mas, no meu coração, a sua palavra era um fogo devorador, encerrado nos meus ossos. Esforçava-me por contê-lo, mas não podia. (Jer 20, 7-9).

Jesus de Nazaré, Jesus Ressuscitado:
Também tu pertenceste a esta Tradição
De homens e mulheres que deram a vida
Pela Verdade, de Deus e do Homem.
Também tu sofreste as consequências
Do que anunciavas e proclamavas
Que colocava em causa os poderosos do teu tempo.

Ajuda-me sempre a viver na Verdade,
Na Verdade e na Liberdade do teu Amor,
Na Verdade de viver como única preocupação
A Palavra e o Reino do Pai.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela esperança que fazes nascer em mim.
Agradeço a Deus pelo facto de a sua Palavra não envelhecer.