quarta-feira, 5 de setembro de 2007

João Baptista: a Missão é uma Aliança


Este foi o testemunho de João, quando as autoridades judaicas lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Tu quem és?» Então ele confessou a verdade e não a negou, afirmando: «Eu não sou o Messias.» E perguntaram-lhe: «Quem és, então? És tu Elias?» Ele disse: «Não sou.» «És tu o profeta?» Respondeu: «Não.» Disseram-lhe, por fim: «Quem és tu, para podermos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz de quem grita no deserto: 'Rectificai o caminho do Senhor', como disse o profeta Isaías.» (Jo 1, 19-23)

A figura de João Baptista, pelo que nos deixam os Evangelhos, foi muito importante para Jesus. Não nos podemos esquecer que também o próprio Jesus de Nazaré teve de caminhar e discernir, no Espírito Santo que o habitava, a sua missão a que era enviado pelo Pai. João Baptista, pela sua pregação, terá ajudado a fazer luz.

Como Jeremias e a tradição profética, também João Baptista teve um fim violento. A sua pregação, apesar dos tons violentos e apocalípticos que depois Jesus não utilizaria para falar do Reino, foi muito importante como chamada à conversão do povo. Sobretudo, a um povo sem esperança num tempo difícil, com as suas palavras de espera do Messias chamava o povo à Aliança e à conversão.

Os Evangelhos lêem a vida do Baptista à luz de Jesus, por isso o colocam como o precursor. A mim pessoalmente, dou-me conta no Baptista como o profeta se identifica totalmente com a sua missão, a ponto de que, quando lhe perguntam quem é, ele responde com uma missão: “Eu sou a voz que grita no deserto”. O profeta vive na verdade de vida, mais do que na verdade do que diz. Ele não é a Palavra, não se anuncia a si próprio. Oferece a sua voz a esta Palavra, para que seja anunciada como fonte de esperança e chamada à Aliança, ontem e hoje.

Depois de eles terem partido, Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido de roupas luxuosas? Mas aqueles que usam roupas luxuosas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes, então, ver? Um profeta? Sim, Eu vo-lo digo, e mais que um profeta. É aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante de ti, para te preparar o caminho.(Mt 11, 7-9)

Jesus de Nazaré, Mestre:
Também tu encontraste na tua vida
Homens apaixonados capazes de dar a vida
Pelo anúncio da Aliança de Deus.
Por favor, ajuda-me a assumir cada vez mais
Na minha vida, as minhas forças, os meus dias,
Os meus critérios, em função da Missão,
A Missão de ser hoje voz, nas minhas possibilidades,
De ti, a Palavra mais bonita que o Abbá disseÀ Humanidade.

Sem comentários: