sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Paulo: uma Aliança de apaixonados


Mas, tudo quanto para mim era ganho, isso mesmo considerei perda por causa de Cristo. Sim, considero que tudo isso foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor: por causa dele, tudo perdi e considero esterco, a fim de ganhar a Cristo e nele ser achado, não com a minha própria justiça, a que vem da Lei, mas com a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e que se apoia na fé. Assim posso conhecê-lo a Ele, na força da sua ressurreição e na comunhão com os seus sofrimentos, conformando-me com Ele na morte, para ver se atinjo a ressurreição de entre os mortos. Não que já o tenha alcançado ou já seja perfeito; mas corro, para ver se o alcanço, já que fui alcançado por Cristo Jesus. (Flp 3, 7-12)

A grande prova da Ressurreição de Jesus, não é o tumulo vazio (que hoje não temos), nem as aparições de Cristo Ressuscitado relatadas pelos Evangelhos (só acontecem num contexto de Fé, Jesus aparece aos Apóstolos, não no Templo de Jerusalém. Aqui é muito importante compreender o significado e a finalidade desta linguagem dos Evangelhos. A única prova da Ressurreição de Jesus para o mundo são os próprios Apóstolos. O facto de estarem dispostos a dar a sua vida pelo anuncio do Evangelho é a melhor prova: hoje como ontem.

Paulo é um Apóstolo muito especial. Não terá conhecido Jesus na história, fisicamente, como nós hoje. Seria um apaixonado pela verdade de vida, o que o levava a ser um fariseu, um judeu exemplar, como um Apóstolo de Cristo. A sua conversão e a sua entrega pelo Evangelho são uma prova: não evidente, mas forte.

Conhecer a Cristo Ressuscitado, acontece pelos caminhos comunitários da Palavra e da Oração no Espírito Santo. É nessa escola que se forma o Apóstolo. É nessa escola, nessa Aliança de Amor, que acontece toda a conversão, que mudam todas as certezas absolutas, que nos libertamos dos medos e fatalidades, pois a força do Apóstolo é que nada nem ninguém fica fora da Aliança com Cristo e o seu Evangelho.

Que mais havemos de dizer? Se Deus está por nós, quem pode estar contra nós? (…) Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? (…) Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças àquele que nos amou. (Rom 8, 31-38)

Jesus Ressuscitado, Mestre:
É no teu Espírito Santo que se formam os Apóstolos,
É conhecer-te e encontrar-te, é amar-te
Que nasce o anuncio do teu Evangelho,
Da Boa-Nova do Pai para toda a Humanidade
Que és tu.

Ajuda-me a encontrar-te e a amar-te,
A apaixonar-me por ti como os Apóstolos,
E a nada aceitar que possa impedir-me
De dar a minha vida pelo teu Evangelho:
Dificuldades, medos…
Nada nos separará.

Sem comentários: