sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A semente da Fé...

Peço-vos desculpa por ter estado afastado esta semana: coisas da faculdade, inicio de novas aventuras comunitárias, algum cansanço... Prometo que serei mais fiél.




Na passagem do Evangelho de Lucas que escutaremos este Domingo, aparece o tema da Fé: Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: ‘Arranca-te daí e planta-te no mar’, e ela havia de obedecer-vos.» (Lc 17, 5-6)

Jesus utiliza numa outra vez o exemplo do Grão de Mostarda: Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus ramos.» (Mt 13, 31-32)

Parece que Jesus gostava muito de exagerar: de utilizar imagens deste género, de sonhar grandes voos… é um judeu, que não conhece a expressão grega “no meio está a virtude”. É um judeu, um exagerado, não gosta de meio-termos, não gosta de ser “razoável”, não gosta de ter o “bom-senso” que os adultos pedem às crianças…

A Fé é a atitude do crente que o coloca em sintonia com o Reino de Deus. É a atitude de abertura e disponibilidade à vontade do Pai, a atitude da colaboração com a acção do Espírito Santo em nós. Os seus horizontes abrem-se quando descobrimos o poder de Deus, o poder do Amor, pela escuta da Palavra: é um poder que não podemos desprezar, não um poder de destruição, mas o maior poder, a maior força pessoal que percorre o Universo, porque o ultrapassa; a força do Amor, a força de Deus.

Mas é uma semente: não se trata de ter Fé, senão de entrar na dinamica da Fé. Dinamica da Palavra e da Oração, dinamica da Abertura e Fraternidade, dinamica da Esperança e Optimismo. Dinamica de deixar que Deus entre na nossa vida, e a sua acção nunca é neutra, se com ela colaboramos. Porque o nosso Abbá conhece-nos muito bem, e melhor do que nós próprios: conhece muito bem as nossas possibilidades, as nossas qualidades e dons, os nossos talentos de humanização que temos de pôr a render.
É isso que os discípulos de Jesus lhe pedem: não de aumentar a Fé como um depósito ou uma firme vontade (que também é importante), mas entrar na dinamica do Reino, da Palavra, da Esperança e do Amor. É um caminho que os discípulos pedem a Jesus para fazer, e Jesus promete-lhes que, quem entra nesta aventura da Fé, será sempre surpreendido. Porque se está a meter com Deus.

Descobrir-te, Mestre,
É entrar numa aventura contigo.
A aventura do Reino do Abbá, a aventura do Amor,
A aventura da emergencia pessoal,
E da comunhão com os irmãos.
Tu fazes o convite, porque bem o experimentaste:
Ajuda-me a dar o primeiro passo, a deitar a semente;
Tenho a certeza de que não me deixarás ficar mal,
Como até agora nunca o fizeste.
Obrigado Mestre, Ressuscitado, por esta aventura!
Um grande abraço

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por esta visão dinâmica da Fé.
Obrigado também pelo teu entusiasmo em comunicar-nos a face libertadora desta mesma Fé.

Anónimo disse...

Muito boa essa mensagem trouxe muita inspiração!!!

Deus abençoe.