quarta-feira, 7 de novembro de 2007

CSsR (III): a forma comunitária de viver a Missão

Os redentoristas, para corresponderem a sua missão na Igreja, exercem a obra missionária de modo comunitário. Pois, a forma apostólica de vida em comum abre, do modo mais eficaz, o caminho para a caridade pastoral. Por isso, para os redentoristas é lei essencial de sua vida: viver em comunidade e por meio da comunidade realizar o trabalho apostólico. (Constituição 21)
Foi um ponto central para Afonso: os missionários deveriam viver juntos, em comunidade, para se dedicarem mais plenamente à Missão. O modelo para os redentoristas é a Comunidade Apostólica, que Jesus formou com os seus discípulos, para viverem com Ele e para os enviar a pregar (Mc 3, 14) e que, depois da experiência pascal, continuariam a missão de Cristo, anunciado a Boa-Nova do Reino.

Assim, os redentoristas vivem juntos, em comunidade, para alimentar a sua experiência de Fé, o seu aprofundamento da Palavra e a vida de Oração. Descobrem e reconhecem que Cristo Ressuscitado está presente no meio deles, como o está sempre que dois ou três se reúnem em seu nome. A vida comunitária, em que os redentoristas se abraçam como irmãos, é um contexto privilegiado de baptismo no Espírito Santo.

Essa vida no Espírito consagra os redentoristas para a Missão. Vivendo em comunidade, toda a vida dos redentoristas está dedicada à Missão, e é a comunidade redentorista que está em Missão. Pelos carismas pessoais de cada redentorista que os conduz ao anúncio do Evangelho de variadas formas e caminhos, vivendo unidos na única Missão, apoiam-se uns aos outros e, frequentemente, apresentam-se também juntos no anúncio do Evangelho. Formam uma Família no Espírito para o serviço do Reino, e nela vivem a sua vocação pessoal e cristã.
um grande abraço

Sem comentários: