sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

o Homem (III): a Boa-Nova de Jesus


E Jesus de Nazaré? Ele é o centro da Boa-Notícia dos cristãos: nele encontramos também a prova maior da dignidade, da vocação e da beleza do Homem para Deus. A sua paixão foi o anúncio do Reino de Deus, a emergência, na história, da Humanidade segundo o Projecto de Deus. Lutou e deu a vida contra todas as causas de desumanização, defendeu que o Homem tem de estar sempre no centro, e não pode ser oprimido por razão de ordem nenhuma: daí as suas críticas às leis judaicas de purificação, que dividiam a sociedade entre puros e impuros, ou a critica às leis do Sábado:
«Ouvi-me todos e procurai entender. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro» (Mc 7, 14-15); «disse-lhes: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado» (Mc 2, 27). A linguagem evangélica das curas e milagres proclama precisamente a libertação que acontece no encontro pessoal com Jesus Cristo!

É a base fundamental da Fé Cristã: a Encarnação. A Salvação de Deus não vem de fora, mas acontece em linguagem humana, num Homem, Jesus de Nazaré, “em tudo igual a nós excepto no pecado” (Heb 2, 17; 4, 15). Nele inaugura-se a Nova Aliança entre Deus e a Humanidade, na dinâmica da Ressurreição de Jesus que é a Ressurreição de toda a Humanidade: o Espírito Santo nele presente, que o gerava como o Filho de Deus, torna-se presente a toda a Humanidade assumindo-a na Comunhão Eterna e Plena de Deus, filhos em relação a Deus-Pai e irmãos em relação a Deus-Filho.

1 comentário:

Sete & Soraia disse...

n sei se havera um quarto (eu gostava (=...) mas esta caminhada deixou-me aquela sensaçao de que ainda nun so texto eu teria lido tudo

estou sem palavras... que Amor, mas nos tantas vezes deixamos isto passar, parece que nao gostamos de Ser esta Humanidade Feliz...

muito bom continua =)


P.S. a musica a meu ver combina na perfeiçao