domingo, 17 de fevereiro de 2008

naquele em quem tudo se Transfigura...

Pronto, confesso, não tenho partilhado muito, sobre esta Economia... Mas ela continua a acontecer, a emergir, como Economia da Salvação pelo Amor do Abbá.
Deixo aqui um texto que utilizamos numa Eucaristia este fim-de-semana: é sobre a história de Deus com Israel, no concreto de personagens como Abraão, Moisés, Elias, que conduz e se plenifica em Jesus.
Entretanto, penso avançar com algumas meditações a partir do Evangelho de João. Os Evangelhos nasceram no contexto catecumenal, de caminho de preparação para o Baptismo como adesão na Fé a Jesus Ressuscitado. É esse o sentido fundamental da Quaresma como tempo de preparação para a Páscoa.
E prometi a alguns amigos meus tentar ser mais simples e claro nas minhas partilhas, no Evangelho que anuncio... Porque é a minha experiencia de Fé, de caminho baptismal também, não quero que sejam doutrinas ou teorias, por muito bonitas que sejam... Vou tentar cumpri-lo!



Pai Santo:
Celebrar a Páscoa da Ressurreição do teu Filho Jesus, o Cristo, é celebrar o centro de toda a história que constróis com a Humanidade, uma História da Salvação.
E viver o Baptismo, Abbá, é comprometermo-nos a entrar nesta História, nesta dinâmica de Eleição animada pelo Espírito Santo. Assim, também a nossa vida transforma-se numa História da Salvação.

Nós te louvamos, Pai Santo, pela Humanidade à qual pertencemos, sonhada e querida por ti desde toda a Humanidade, significada nesse Adam e Eva que somos nós, criados e chamados à imagem do teu Amor, perdoados e curados no pecado pelo tua Fidelidade.
Bendito sejas, Abbá, pelo Novo Adam, Jesus, o Homem Novo, fiel ao teu Amor de Pai, cuja Ressurreição plenificou e universalizou a sua Vida, derrotando todas as forças do pecado e do mal.

Nós te louvamos, Pai Santo, por esta história de Eleição e Bênção que começaste com Abraão. Ele descobriu a confiou na tua Palavra, e por isso tornou-se tua mediação para dar a conhecer a todas as Nações o teu Amor.
Bendito sejas, Abbá, porque realizas sempre o que prometes, e no teu Jesus de Nazaré, nosso Mestre, elegeste-o para se tornar o Primogénito da Nova Humanidade, por quem te entregas plenamente a nós na tua Graça e na tua Bênção.
Nós te louvamos, Pai Santo, porque nos amas convidando-nos à Aliança. Dessa Aliança foi sinal Israel, guiado por Moisés, a quem libertaste da escravidão e revelaste o teu Projecto de Salvação, e a quem todos os Profetas, como Elias, testemunharam apaixonadamente.
Bendito sejas, Abbá, pela nova Aliança celebrada e selada na Ceia Pascal entre Jesus e os discípulos, que hoje somos nós e toda a Humanidade liberta e salva. Ajuda-nos a viver a dinâmica da tua Aliança, acolhendo o teu Amor que nos gera como filhos amados, perdoados e salvos.

Nós te louvamos, Pai Santo, pela História de Salvação que continuas a escrever hoje. Também nós, Abbá, somos por ti chamados, eleitos e consagrados para vivermos a Nova Aliança, na qual, no teu Amor, nascemos, vivermos e construímos a nossa história. Também hoje continuas a estar presente junto da tua Humanidade, revelando o teu Amor de Abbá.
Nós te bendizemos, Abbá, pela certeza de que, unidos a Jesus, o Ressuscitado, e abraçados no Espírito Santo, também a nossa vida é transfigurada e assumida por ti na nossa Páscoa, para a tua Vida Eterna e Plena. É esta a Aliança, a História da Salvação, que continuas e escrever connosco, Abbá.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por esta partilha. Estamos realmente inseridos numa História de Salvação!