sexta-feira, 9 de maio de 2008

Domingo de Pentecostes

Introdução
Irmãos:
Culminamos hoje o Ciclo Pascal, na festa do Pentecostes. Durante estas semanas, celebramos e aprofundamos a Boa-Notícia da Ressurreição de Jesus, da plenitude da sua vida e missão, da sua total entrega nas mãos do Pai.
Nestas semanas, irmãos, fomos experimentando a força, o vigor, a liberdade que brotam da sua Páscoa, da sua vida nova comunicada a toda a Humanidade. E fomos descobrindo a presença do Ressuscitado, hoje, connosco, os seus discípulos, através de tantos sinais: a Palavra, a Fracção do Pão, a luz nova do Círio Pascal, a Fraternidade…
E agora, irmãos, celebramos o grande, o único e pleno Dom da Ressurreição de Cristo: o Espírito Santo, o Espírito do Pai, a sua Vida, o seu Amor, a sua Força. É neste dom do Pentecostes que nascemos como Povo, como os Ungidos e Consagrados para a Missão do Cristo, a missão do Reino. É o Espírito Santo, hoje, em nós, o Beijo de Deus, a sua Lei, a lei do Amor a sua Comunhão.
E o Tempo Pascal não termina aqui: é agora que começamos a viver na presença do Ressuscitado, a renascermos no Espírito para o Homem Novo, a testemunharmos a Consagração para o Reino.
Oração dos Fiéis
Jesus Ressuscitado, Senhor:
Fazer a Experiência Pascal é abrir a nossa vida à presença do teu Espírito, que suscita em nós a vida teologal de fé, esperança e amor. Ajuda-nos, Mestre, a reconhecer e a acolher a acção do Espírito Santo em nós, os seus apelos e convites no Amor, na Paz e Comunhão, na Humanização.

Senhor:
A tua Lei, a lei da Nova Aliança, já não é escrita em pedras mas inscrita no coração dos teus discípulos. Ajuda-nos a passar sempre para a Lei Nova do Espírito, a lei do Amor, da Verdade e da Liberdade, a lei do Homem Novo. Assim correspondemos ao teu Amor e à Aliança que connosco formas.

Senhor:
Pelo teu Espírito em nós nascemos como o teu Povo, o Corpo dos teus discípulos que continuam a tua Missão. Ajuda-nos a testemunhar e anunciar, guiados pelo Espírito Paráclito, a Boa-Notícia do Reino, do Amor Universal e Salvador de Deus-Pai pela Humanidade.
Abraço da Paz
Jesus:
Aqui tens, Mestre, hoje também, os teus discípulos reunidos no Primeiro Dia da Semana, o dia da Nova Criação. Hoje nos abrimos também à tua Paz, ao teu Shalom, à vida Nova da tua Ressurreição.
E a tua Paz, Mestre, é o Espírito Santo, o Paráclito dos discípulos. É ele quem nos reúne em ti, é Ele quem nos une na Paz, nos fortalece na Comunhão e na Alegria. É Ele, Mestre, a Nova Aliança, na qual somos o teu Povo, é Ele a morada do Encontro.
É o Espírito Santo, Jesus, a nossa Lei, a lei da Paz e do Amor, que nos torna sinais e instrumentos do teu Reino.
um grande abraço

Sem comentários: