domingo, 3 de maio de 2009

Imagem e Semelhança de Deus

Olá! Partilho hoje convosco uma bela experiencia que fizemos no grupo JR aqui em Gaia: uma gravação, sobre o tema "Imagem e Semelhança de Deus". Ok, a gravação não foi feita por profissionais, não tem a garantia de qualidade da BBC! Em todo o caso, o texto está em baixo, para quem quiser seguir. Mas quanto aos autores do texto (que se tornam as vozes do video), esses sim são verdadeiramente profissionais! Se alguém quiser deixar um comentário destinado ao grupo, eu encarrego-me de transmiti-lo na próxima semana.


Imagem e semelhança de Deus
by ruipedrocssr


O que é que nos torna à imagem e semelhança de Deus, como diz o livro do Génesis? O que é que temos de original, de próprio, de mais rico e profundo? O que é que nos torna pessoas, o que é que nos faz diferentes de um calhau com olhos? Acredito que aprender a fazer perguntas, procurar as perguntas certas é um dos passos mais importantes que podemos dar. Porque assim partimos à procura, e pomo-nos a caminho. Viver parado, confortável, indiferente, é tornar-se medíocre… é ser mais um entre a multidão…

Vemo-nos no rosto uns dos outros, e descobrimos um mistério muito profundo, sempre com uma fonte de novidade… Paramos um pouco em nós próprios e damo-nos conta de que as nossas experiencias, projectos, histórias, sentimentos não são nada simples… vivemos e construímos as nossas relações, sobretudo aquelas que vão mais fundo no compromisso e na entrega, e percebemos bem que estamos sempre a aprender...

Escrevemos uma carta a um irmão nosso, companheiro nesta aventura de ser pessoa, e partilhamos-lhe que viver só vale a pena se for para ser feliz, e esta é a sua grande missão… E era a nós próprios que estávamos a dizer isto… Sim, somos amados, e estamos aqui para ser felizes: a nossa vida faz sentido, não é por acaso, não é por acidente… Diante de um recém-nascido não pode ser por acaso…

E foi uma carta tão boa que até a Coca-Cola nos imitou!

Imaginamos depois que estávamos diante de uma criança de 6 anos, no início de uma nova fase da sua vida: entrar para a escola. E imaginamos a missão de ajudar essa criança a descobrir um mistério muito profundo que a habita, agora que ela já é mais crescida. Ela própria, assim como as pessoas que a rodeiam e que ela conhece, não se medem apenas pelo que vê ou toca: somos mais, somos uma interioridade, o mistério mais profundo do que somos é interior… E mais ainda: é no Amor que essa interioridade cresce, como uma árvore, é no Amor que nos tornamos pessoas, é nas relações de Amor que construímos.

Construimos… No Amor…

Sim, porque não nascemos feitos nem acabados: temos uma missão muito importante, a mais importante da nossa vida: somos pessoas em construção, criadores de nós próprios, e somos chamados a criar uma obra de arte única, original e irrepetível em toda a história da Humanidade – a nossa identidade…

E, claro, ao imaginarmos esta conversa era para nós próprios que estávamos a reflectir: viver alerta do mistério mais interior de nós próprios e da nossa vida, um mistério que somos chamados a construir, no Amor… espero que a Coca-Cola não se lembre de voltar a imitar-nos!

E somos nós, somos jovens que estamos a falar… sabemos bem o que significa a linguagem do nosso corpo, que somos nós próprios. Somos seres corporais, não somos máquinas de chapa metálica! Por isso trocamos afectos, por isso nos cumprimentamos, por isso nos relacionamos, por isso somos sensíveis! E por isso também a Biblia fala de Deus como de uma mãe que amamenta o seu filho, de um Pai que limpa as lágrimas dos olhos dos seus filhos, de um Deus que caminha ao fim da tarde com Adam…

E o perdão, lembras-te? Aquela do história do profeta, como se chamava? Oseias, não é? Que tinha uma teoria de que, quando a mulher o traiu, ele é que tinha de ir seduzi-la de novo; e disse que Deus é assim connosco! Que vem ao nosso encontro, que nos procura, que quer fazer connosco uma história de gente feliz e reconciliada… Parece que o Amor é assim…

E então? Falta alguma coisa? Ah, a morte! Parece que tem a ver com um nascimento pleno e definitivo do que somos, como pessoas, do que nos construímos na nossa história… É pá, para mim o mais importante foi o que disso o Orlando, no fim de uma hora a discutirmos: só sei que temos esta vida, e que temos de aproveitá-la bem! E acrescentamos: sim, aproveitá-la bem no que é mais importante: a nossa humanização, as nossas opções e relações de amor, liberdade, responsabilidade… No fundo, é como quando olhamos para um recém-nascido: faz sentido estarmos aqui, vamos aproveitar bem e construir uma vida a valer, fecunda… e a morte será o pleno nascimento disso…

E com tudo isto, ainda não falei do que queria falar hoje!

Hum, mas já temos vindo a falar, e como tudo isto, são coisas que nunca deixaremos de conversar e de descobrir, se o quisermos… Tem a ver com o Amor e com Deus… Porque é a descoberta mais importante que tenho vindo a fazer, e ainda só estou no início! O Amor é uma Presença que acompanha toda a História da Humanidade, é no Amor que nascemos e crescemos como pessoas, é o Amor que nos identifica…

Mas mais do que isso, muito mais! No Princípio, já existia o Amor! Sim, é verdade: o Amor é anterior a tudo, o Amor é o princípio de tudo; porque Deus é Amor! O Amor é um Projecto, é uma História que nos conduz e na qual fazemos parte, somos convidados a escreve-la com a nossa vida… Gostei quando a Patrícia disse que ver o Amor como um Projecto dá um certo sabor e piada (acho que foi esta a expressão). Para mim é o mais importante: porque o Amor não acontece por acaso nem ao calhas, é o mais sério e importante da nossa vida. Porque o Amor vem de Deus, que no Princípio, já era uma Família de Amor!

E queres saber o melhor? O melhor de tudo é que Deus é uma Família de Amor na qual nós estamos a nascer, da qual nós fazemos parte! Somos abraçados num Amor Eterno entre o Pai e o Filho, no Espírito Santo… Podemos falar a linguagem de Deus porque sabemos falar a linguagem do Amor: será isso o tal de sermos imagem e semelhança de Deus?...

Pois é, e no final de tudo isto ainda não dissemos o que significa sermos imagem e semelhança deste Deus que nos ama tanto! Certamente não estaremos muito longe, com tudo isto que falamos…

Acredito que sermos imagem de Deus significa que fazemos parte de um Projecto de Amor que preside e conduz toda a História da Humanidade, e é nesse Amor que nascemos, crescemos e tomamos parte, assumindo-o com a nossa própria liberdade e responsabilidade, construindo-o como Pessoas…

Acredito que sermos imagem de Deus é podermos caminhar, ouvir, crescer, rir, chorar, amar, sonhar, ao lado daqueles que nos amam… termos coragem de levantarmos, todos os dias, com um sorriso na cara e com vontade de o mostrar a toda a gente…

Acredito que sermos imagem de Deus é ser livre, de uma qualidade inimaginável, é ser pessoa, criada com objectivos de amor, é ser relação… ser à imagem de Deus é ser pertença da sua família, estar mergulhado no seu projecto, e sermos parte criadora com esta família, neste projecto de Amor: a Humanidade…

Acredito que sermos imagem de Deus é bom! Acredito que isso faz de nós seres originais e irrepetíveis dentro da igualdade que é a Humanidade. Acredito que existem muitas Carlas, mas tenho a certeza que se todas as pessoas que gostam de mim as conhecessem, certamente, por mais parecidas que pudessem ser comigo, eles nunca iriam achar que elas são iguais a mim e nunca gostariam delas como gostam de mim. E é nessa confiança que eu fundo a grande amizade que tenho por eles, o grande carinho e amor…

Acredito que sermos imagem de Deus é agirmos tendo em conta não só nós próprios mas também os outros… é viver, amar, criar e ser feliz…

Acredito que sermos imagem de Deus é sermos livres de fazer a pintura que nos apetece no quadro das nossas vidas, sem um caminho traçado, sem medo de fazer um borrão e estragar a pintura, sem medo de errar depois… é a errar que se aprende. Acredito que ser imagem de Deus é podermos oferecer e receber um amor incondicional, inexplicável, que sem motivo aparente, simplesmente existe. Acredito que sermos imagem de Deus é sermos felizes, partilhar essa felicidade com os outros, fazendo-os assim também felizes… Acredito que um bom quadro é aquele que é ao mesmo tempo definido e com borrões. E é assim que quero viver a minha vida: deixa-me pintar-te.

Acredito que sermos imagem de Deus é termos a capacidade de amar tal como Ele nos ama. É como se tivesse sido esse o gene que Ele nos passou quando nos criou! Ser à semelhança do Pai é, tal como Ele, sabermos dar o Amor, sempre…

Acredito que sermos imagem de Deus é sermos pessoas com a capacidade de amar o irmão…

Acredito que sermos imagem de Deus é sabermos da existência do mundo que nos rodeia, do vento que agita folhas e cabelos, do sol que queima estradas e faz amadurecer as uvas de uma vinha, da água que limpa rostos e fertiliza campos, sem nuca esquecermos de tudo amar e venerar. É sermos seres com o dom de amar o ser mais complexo de todos: o próximo.

Acredito que sermos imagem de Deus é muito mais do que alguém possa sequer definir.

Acredito que sermos imagem de Deus é uma verdade, um caminho, um projecto, uma construção, uma novidade, um sabor, um cheiro, um nascimento, uma história, um vida… acredito que sermos imagem de Deus é uma ideia descoberta...

Acredito q sermos imagem d Deus...é sermos fortes,é nunca cruzármos os braços e irmos à luta, porque são os pequenos gestos que um dia mais tarde darão fruto; que tornarão a nossa vida e das pessoas que amámos melhor, pois se a mudança partir de cada um de nós, acredito que teremos um mundo à imagem de Deus.

Acredito que sermos imagem de Deus é respeitarmos e aceitarmos os outros.

Acredito que sermos imagem de Deus é a maior expressão de amor que Deus utilizou e utiliza para fundamentar o seu Projecto, o tal Projecto de Amor. Logo, é uma expressão que é essencial. Deus dá-nos a possibilidade de participar nesse projecto e portanto, de nos aproximarmos dele, de Deus…

Ajuda-nos, Bom Deus que nos amas, a caminharmos contigo…
Obrigada por nos amares tanto e me fazeres entender tudo isto…
Obrigada por estares sempre comigo nos bons e nos maus momentos.
Ajuda-nos a sermos cada vez mais parecidos contigo e não desistas de nós. Eu sei que não desistes porque tu nos amas pois somos teus filhos do coração.
Na essência do teu ser, o Amor…
Ajuda-nos a viver da maneira que tu nos ensinaste, a perdoar, amar os outros como tu nos amas, pois só assim é que somos felizes.
Ajuda-nos a caminharmos contigo e ensina-nos a sermos melhores…
Obrigada por nos dares as três melhores coisas das nossas vidas: o Amor, a Liberdade e os Outros…
Obrigado por nos amares tanto…
GJovens JRGaia

2 comentários:

calmeiro matias disse...

Rui Pedro transmite um grande abraço de parabéns ao Grupo de Jovens Redentoristas pelo seu trabalho.
Para ti um grande obrigado por este trabalho precioso!
Calmeiro Matias

Sol da manhã disse...

Obrigada Bom Deus por termos um rosto incrivelmente bonito como o de Jesus de Nazaré, o nosso Mestre, um rosto cheio de Verdade, de Fidelidade, de Seriedade, de Coerência, de Liberdade, um rosto OmniAmoroso, um rosto à tua imagem e semelhança...

Ajuda-nos, Bom Deus que nos amas, a caminharmos contigo...

Obrigada a todos, por este momento!!

Um abraço grande,
Maria