quarta-feira, 24 de junho de 2009

«Queres honrar o Corpo de Cristo? Não permitas que seja desprezado nos seus membros, isto é, nos pobres que não têm de vestir, nem o honres aqui no templo com vestes de seda, enquanto lá fora o abandonas ao frio e à nudez. Aquele que disse «Isto é o meu Corpo» confirmando o facto com a sua Palavra, também afirmou: «viste-me com fome e não me destes de comer»; e ainda: «quantas vezes o recusastes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o recusastes» (Mt 25,45). No templo o Corpo de Cristo não precisa de mantos, mas de vidas puras; mas na pessoa do pobre, ele precisa de todo o nosso cuidado.

Aprendamos, portanto, a reflectir e a honrar a Cristo como ele quer. Quando pretendemos honrar alguém, devemos prestar-lhe a honra que ele prefere e não a que mais nos agrada.

De que serviria, afinal, adornar a mesa de Cristo com vasos de ouro, se ele morre de fome na pessoa do pobre? Primeira dá de comer a quem tem fome, e depois ornamente a sua mesa com o que sobra. Queres oferecer-lhe um cálice de ouro e não és capaz de lhe dar um copo de água? De que serviria cobrir o seu altar com toalhas bordadas a ouro, se lhe recusas a roupa de que precisa para se vestir?»






Um autor latino-americano? Não, trata-se de João Crisóstomo ("Boca de Ouro"), cristão do século IV (344-407 d.C.), bispo de Constantinopla (actual Instambul), que ficou recordado na história da Igreja pela força do seu anúncio e pelas medidas reformadoras que tomou enquanto bispo. Talvez por isso tenha morrido exilado da sua Igreja, enviado pela imperatriz romana e pelo clero local... O texto é retirado das suas "Homilias sobre o Evangelho de Mateus".
Um grande abraço!

Sem comentários: