sexta-feira, 31 de agosto de 2007

o Deus de Jesus é o Deus da Aliança!


Tal confiança, porém, nós a temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não é que sejamos capazes de conceber alguma coisa como de nós mesmos; é de Deus que provém a nossa capacidade. É Ele que nos torna aptos para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, enquanto o Espírito dá a vida.
(2Cor 3, 5-6)

A experiência mais importante que até agora tenho vindo a fazer na minha vida é descobrir o Rosto do nosso Deus, o rosto do Deus revelado em Jesus. O Rosto do Deus a quem Jesus chama e ensina os seus discípulos a chamar de Abbá. O Rosto do Deus a quem o Novo Testamento diz que é Amor e que todo o amor vem dele. (1Jo 4, 8).

É fundamental ao caminharmos na nossa fé e nos nossos dias darmo-nos de cara com o Rosto do Deus da Aliança. Do Deus que faz uma Aliança com Abraão e o seu Povo (Gen 17, 4), do Deus que faz uma Aliança com toda a Humanidade no Sangue de Jesus, no seu Espírito (Mt 26, 28). Que não é senão uma só Aliança que percorre toda a história da Humanidade, um Convite de Amor que permanentemente renova com cada membro deste grande Corpo, como diz Paulo. Que renova connosco, cada um de nós, na nossa vida.

É o Deus que prepara um banquete onde todos são convidados: Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todos quantos encontrardes. Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados (Mt 22, 9-10). Todos têm lugar nesta festa de Comunhão porque o nosso Deus é um Deus de Aliança, Comunhão Eterna e Plena de pessoas…

O Deus de Jesus não gosta de se relacionar com escravos, dominados por leis. O Deus de Jesus não é um tirano longínquo que dá leis aos homens para que esteja satisfeito e eles sejam felizes. Um escravo não é feliz. É muito importante, na nossa caminhada de fé, perdermos todas as lógicas deste género, e descobrirmos, na alegria da Palavra e da Comunidade, o Rosto do Deus que nos convida à Aliança, com quem somos Companheiros de caminho. Porque nos convida a acolher, nas nossas vidas, a sua Presença, o seu Amor. Porque é o Deus da Aliança, o Deus que está connosco e caminha connosco, o Emanuel.

Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai (Jo 15, 15).

3 comentários:

Rui Santiago cssr disse...

Juro que estou muito Feliz por ler uma uma pérola destas escrita por ti.

GRAZIE!

SHALOM

Anónimo disse...

Muito obrigado por esta maneira bonita de nos comunicares Deus.
Este jeito de anunciar o Evangelho é libertador!

JRSJ disse...

Opt�mos pelo estilo de Jesus.
Jesus pode ter ido ao templo para orar, embora isso n�o apareca nos evangelhos. Sempre que l� ia fazi-a-o para anunciar a Palavra. Porque esta conversa toda?
Porque os tempos mudaram. Porque estou feliz com os meios que temos ao nosso alcance para anuciar a Boa Nova do Nosso Deus.

Com um Abra�o Fraterno do Postulante Jo�o Ricardo Jord�o, CSSR