domingo, 4 de novembro de 2007

CSsR: uma Vida Apostólica

Na próxima sexta-feira 9 de Novembro, os missionários redentoristas celebram 275 anos de existência: foi em 1732, numa aldeia chamada Scala, próxima de Nápoles, que Afonso de Ligório e outros companheiros se juntaram para se dedicarem à evangelização das zonas rurais mais abandonadas espiritualmente. A partir daí a Congregação foi crescendo no seio da Igreja até chegar hoje a 70 países, com cerca de 5500 redentoristas no mundo.

O que define a identidade do redentorista, a sua vida, é a expressão Vida Apostólica, que compreende, a um só tempo, a vida especialmente dedicada a Deus e a obra missionária dos redentoristas (Constituição 1: as Constituições são um conjunto de princípios, normas e critérios que inspiram e orientam a vida dos redentoristas). O redentorista identifica a sua vocação com a tradição profética e apostólica: fazem a experiência de que Deus os consagra no seu Amor de Aliança e Eleição – experiência proclamada pelo Baptismo, comum a todos os discípulos de Jesus – e que vivem essa consagração de Aliança dedicando as suas vidas ao anúncio do Evangelho como serviço pelo Reino.

Então, a Congregação do Santíssimo Redentor é uma Família no seio da Igreja, um contexto para viver o Seguimento de Jesus de maneira livre e radical. Na intuição e na iniciativa de Afonso em 1732, encontramos o início de um Carisma na Igreja, isto é, de uma acção do Espírito Santo que consagra os talentos e dons dos redentoristas para um serviço fundamental no Reino, o anúncio explicito do Evangelho. Esse Carisma tem três dimensões fundamentais:

· A proclamação explicita do Evangelho;
· A opção preferencial pelos Pobres;
· A dimensão comunitária da Missão.

São estas três dimensões que partilhei um pouco esta semana.




um grande abraço

Sem comentários: