segunda-feira, 24 de março de 2008

"ide anunciar aos meus irmãos"

O anjo tomou a palavra e disse às mulheres:
«Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o Crucificado; não está aqui, pois Ressuscitou dos Mortos, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: ‘Ele Ressuscitou dos Mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis.’ Eis o que tinha para vos dizer.»

Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos. Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: «Salve!» Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele. Jesus disse-lhes:

«Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.» (Mt 28, 6-10)

Em Mateus, a proclamação fundamental da Ressurreição de Jesus é dirigida aos discípulos, a quem Jesus chama de meus irmãos. São eles os primeiros a escutar a Boa-Nova, o Evangelho da vitória do Justo sobre a morte; são eles os primeiros a reconhecer a Teofania, a manifestação do Poder de Deus em Jesus, Poder de Amor capaz de derrotar a morte. São eles, os discípulos, que devem escutar, hoje também, o testemunho das mulheres que têm a coragem de procurar o Crucificado.

É à frente dos discípulos que o Senhor Ressuscitado vai; eles são precedidos, têm alguém que se antecipa, que corre à sua frente. São eles que devem partir, partir para a Galileia, para encontrar e Ver o Ressuscitado.
Porquê a Galileia? Porque é na Galileia que Jesus prega e anuncia o Reino das Bem-Aventuranças, é na Galileia que opera curas e milagres sob o poder de Deus, é na Galileia que Jesus chama os discípulos a seguirem-no e a continuar a sua Missão do Reino (Mt 10, 1). Os discípulos têm de sair da Jerusalém do templo, da lei de Moisés, da circuncisão, das normas de purificação. Têm de sair de Jerusalém. Têm de regressar à Galileia, para dali serem enviados a todo o mundo para a anunciar a Mensagem: Ressuscitou dos Mortos.

Os discípulos têm de regressar à Galileia da vida e missão de Jesus de Nazaré, para lá encontrarem o Senhor Ressuscitado. Têm de regressar à Galileia para serem de novo chamados a ser Apóstolos. Como hoje: o Senhor precede-nos na Galileia, onde o vemos a anunciar o Reino, onde o escutamos a chamar-nos como seus discípulos e a ensinar-nos no Sermão da Montanha. É nesse Jesus que encontramos o Ressuscitado, é como Discípulos que vemos o Senhor. Porque é aos Discípulos, os de ontem e os de hoje, que é dirigido o Anuncio: Ressuscitou dos Mortos.

É aos teus discípulos, Mestre, que te diriges,
Que anuncias a Boa-Notícia.
É aos teus discípulos, Senhor, que queres
Que te encontrem, que te vejam,
Que acreditem e percam todo o temor,
Que te anunciem.
São os teus discípulos, Mestre,
Que têm de ser avisados,
Que têm de acreditar no testemunho das duas mulheres,
Que têm de ser transformados.
São os teus discípulos, Mestre.

São eles que têm de regressar à Galileia,
Onde pregaste as Bem-Aventuranças do Reino,
Onde operaste os milagres e curas,
Onde os chamaste, elegeste e preparaste.
É lá que eles têm de regressar, Mestre,
A esse Monte da manifestação do Poder do Pai
Para te encontrar.
São eles que têm de ser encontrados por Ti, Senhor.
São os teus discípulos.

São eles que têm de ver em ti,
A manifestação de todo o poder de Deus,
Que Ressuscita dos Mortos o Crucificado.
E vendo-te, Mestre, e vendo o poder do Pai em ti,
Deixarão de temer e acreditarão,
E serão enviados, com toda a alegria e autoridade,
Na Missão a que os chamaste.
São os teus discípulos, Mestre, sou eu, que têm de te encontrar.


faz hoje 28 anos que morreu assassinado o bispo Óscar Romero, grande seguidor de Jesus no anúncio do Reino e na defesa dos direitos dos mais pobres e oprimidos de San Salvador.
Convido-vos a conhecê-lo melhor visitando o seguinte blog (em espanhol): http://blogs.periodistadigital.com/xpikaza.php/2008/03/24/p150686#more150686

um grande abraço e boa Passagem!

Sem comentários: