quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pessoas, iniciativa, proposta, relação, história...

Meu Deus…
É bom podermos reconhecer-vos como Pessoas…
À luz da Fé, na presença e encontro
Com Jesus Ressuscitado e com o Espírito Santo,
Podemos saborear que sois uma Comunhão,
Uma Família de relações amorosas,
Dinâmicas, vivas, onde o Amor é doado e acolhido,
É fonte de vida e gratidão,
É entrega e ternura…

Não sois uma essencia estática,
“algo” nas nuvens, que está lá mas ninguém sabe quem é;
Não sois um ídolo feito por mãos humanas,
Segundo os nossos esquemas de poder e de julgar…
Nem sequer sois um ser isolado, ciumento e invejoso,
Sempre a procurar os louvores e sacrifícios,
Sempre a impor-se na nossa vida, roubando-nos o nosso melhor…

Não, Bom Deus: na experiencia bíblica
Revelas-te como o Deus da Aliança,
Eleges na Graça, convidas e comprometes-te,
És poder libertador e recriador.
És o Deus que faz história connosco,
Propões-te, convidas, interpelas no Amor
E acolhes uma abertura que é a nossa única resposta,
Para além dos nossos méritos e conquistas.

Connosco, bom Deus, és sempre uma presença de Amor,
Não te impões, não nos roubas o melhor,
Mas, pelo contrário, plenificas os nossos sentidos,
Abres e transformas todos os nossos horizontes,
Fortaleces e fecundas as nossas opções de Amor…

Bom Deus: a nossa linguagem permite-nos chamar-vos de Pessoas…
É a nossa maneira de reconhecer-Vos como ser de relações amorosas
Com jeitos únicos, livres, originais e plenos
De construir uma história de Comunhão e Amor…

Por isso podemos contar convosco, meu Deus, na nossa vida,
podemos até descobrir que o mistério mais profundo de nós mesmos
É a emergência de uma história de Amor, Comunhão, Perdão e Salvação convosco
E com todos os nossos irmãos,
Na qual nos tornamos o que somos, pessoas à vossa imagem.

Reconhecer-vos como Pessoas, Pessoas Divinas,
É darmo-nos conta de que sois o Primeiro
A dirigir-se a nós e a amar-nos, desde sempre,
Com um Amor de Graça criadora e Paternal,
Com um Amor de Partilha fraterna e Filial,
Com uma Ternura e Cuidado Maternal…

Ajuda-me, meu Deus, Família de Amor
A construir a minha vida convosco,
A abrir-me, reconhecer e confiar no vosso Amor,
No vosso Cuidado e Ternura…
É bom poder construir os meus dias
Nos horizontes da vossa Presença e Amor.
Ajudai-me a deixar emergir convosco e por vós o melhor de mim,
Construindo com os meus irmãos relações de humanização.
Muito obrigado por todo este Amor revelado,
E ainda, sempre, a descobrir…

1 comentário:

Anónimo disse...

É impossível criar um texto como o deste post sem uma ajuda especial do Espírito Santo!
Obrigado pela tua fidelidade ao Espírito.